sábado, 5 de janeiro de 2013

Mesozóico



Mesozóico (251 a 65,5 Ma):

O Mesozóico é a era do Éon Fanerozóico que está compreendida entre 251 milhões e 65,5 milhões de anos atrás, aproximadamente. Divide-se nos períodos Triásico, Jurássico e Cretácico, do mais antigo para o mais recente:

- Triásico (251 a 199,6 Ma):

O Triásico foi, de certa forma, um momento de transição. Foi nesta altura que a Pangeia existiu e se começou a separar, alterando o clima global e circulação oceânica. O Triásico seguiu-se ao maior evento de extinção (extinção Permo-Triásica) da história da vida, e por isso é um momento em que os sobreviventes desse evento se espalharam e se recolonizaram.
Os organismos do Triásico podem ser considerados como pertencentes a um dos três grupos: remanescentes da extinção Permo-Triásica; os novos grupos que floresceram na altura; novos grupos que passaram a dominar o mundo Mesozóico. Dos remanescentes fazem parte os Lycophytes, Glossopterídeas e Dicynodonts. Daqueles que passaram a dominar o mundo Mesozóico estão incluídos coníferas modernas, Cycadeoids e os Dinossauros.
Triásico
   
- Jurássico (199,6 a 145,5 Ma):

Com o aumento do nível dos oceanos, terras altas foram encobertas pelo mar, o que dividiu Pangeia em dois continentes: Laurásia, ao norte, e Gondwana, ao Sul. Este dividiu-se também, dando origem à África e à América do Sul (abertura do oceano Atlântico). Essa divisão também permitiu que a humidade vinda do mar atingisse regiões que anteriormente não atingia (por estarem no interior de Pangeia), tornando o clima mais húmido. Estas alterações permitiram então o desenvolvimento de novos tipos de espécies, em diferentes ambientes.
- Marinho: répteis marinhos (ictiossauros, plesiossauros e crocodilos), bem como peixes.
- Terrestre: os grandes répteis (arcossauros) permaneceram dominantes e os grandes saurópodes (como o Apatosaurus ou Diplodocus) serviram de alimento aos grandes terópodes (Ceratosaurus, Megalosaurus e Alossaurus). Surgiram nesta altura os primeiros mamíferos marsupiais. Já a flora viu florescerem as coníferas.
- Aéreo: desenvolveram-se os primeiros pássaros (Archaeopteryx), a partir de pequenos dinossauros, os pterossauros eram comuns.
Jurássico

- Cretácico (145,5 a 65,5 Ma):

Durante o Cretácico os continentes começaram a adquirir os contornos actuais. Surgiram os mamíferos placentários primitivos e as plantas com flor (Angiospérmicas). Os dinossauros alcançam seu ápice na escala evolutiva mas, no fim deste período, ocorreu a extinção em massa desses grandes répteis e de diversas espécies de animais da Terra (cerca de 60% deles foi extinto).
Após a extinção (supõe-se que terá sido provocada pelo impacto de um meteorito):
A atmosfera entrou em combustão até algumas centenas de quilômetros do local do impacto. Na região diametralmente oposta, como resultado do impacto e das ondas de choque, irrompeu um longo período de grande atividade vulcânica, incluindo a formação de supervulcões, culminando no escurecimento da atmosfera e na inviabilização da fotossíntese. Isso levou ao desaparecimento dos grandes herbívoros, e por consequência, dos grandes predadores. Somente os pequenos animais terrestres e os animais aquáticos puderam sobreviver.
A era glacial que se seguiu, deveu-se ao "espessamento" das camadas intermediárias da atmosfera, devido às cinzas.
Cretácico
BIBLIOGRAFIA:
http://www.scotese.com/earth.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesozóico

Nenhum comentário:

Postar um comentário